quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Juramento

Após a derrota jacobita na batalha de Culloden em 1746, o Governo determinou para punir as Highlands de todos os elementos ilegal e destruir o sistema de clãs. Assim uma lei do Parlamento foi aprovada, não só visando o completo desarmamento dos clãs das montanhas, mas fez o uso de tartans um ato delituoso. Esta seção do ato foi aplicada com rigor. Em 1782, (30 anos depois) a proibição de tartan foi removido, mas desta vez o Highlander haviam se acostumado com as roupas usadas em outras partes do país e não mostraram grande entusiasmo para apressar-se em voltar a usar o tartã. O Tartan tinha, de fato, se tornar apenas uma lembrança. Muitos dos tecelões velho tinha morrido e com a sua passagem, os velhos padrões foram esquecidos.

O Juramento:

CADA HIGHLANDER tinham que fazer o juramento OU MORRER

(Aqueles que se recusaram a obedecer foram tratados como rebeldes. Foram mortos ou presos.)

"Eu, _________, juro, como vou responder a Deus no grande dia do Juízo Final, que não tenho, nem tenho em minha posse de qualquer arma, espada, pistola, ou o braço que seja, e nunca usarei xadrez tartan, ou qualquer parte do Garb Highland, e se eu fizer isso posso ser amaldiçoado na minha casa, família e propriedade, - que eu possa ser morto em combate como um covarde, e morrer sem sepultura em terra estranha, longe dos túmulos dos meus antepassados e parentes, tudo isso pode vir através de mim se eu quebrar meu juramento".

Este foi um cruel juramento especialmente para os Highlanders, porque a maioria ainda eram católicos e de "morrer sem sepultura, e bênção, etc.", era um castigo devastadores.

Muitos morreram por causa do "desgaste da tartan", e "não desistir de suas armas", assim como muitas pessoas morreram na Irlanda por causa do "uso do verde".

Em 1822 o rei George IV visitou Edimburgo e os chefes das montanhas foram persuadidos a participar das quotizações e outras funções, todos vestidos com suas Clan tartans (a maioria não foi). Quase tartan noite tornou-se popular entre as famílias, que provavelmente nunca tinham usado o tartan antes (e odiava os Highlanders), tornou-se a possuidores orgulhosos de tartans família.

Essa postagem é: 

Nenhum comentário: